terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ídolos - Denilson

Denílson de Oliveira Araújo


Carreira

Denílson foi lançado no time principal do São Paulo, em 1994, quando tinha 17 anos de idade.

Em seu primeiro ano, como profissional, pariticpou na conquista da Copa Conmebol e, dois anos mais tarde, já chegava à Seleção Brasileira.

Em 1997 participou das conquistas da Copa América e da Copa das Confederações.

No ano seguinte, foi campeão paulista pelo São Paulo e, em seguida, vendido ao Real Betis, da Espanha, pela quantia de 32 milhões de dólares.

Jogador mais caro da época, Denílson não foi titular da Seleção Brasileira, durante a Copa de 98.

Denílson não teve um bom rendimento na Espanha e, deste modo, o Betis acabou sendo rebaixado na temporada 1999/00.

Em seguida, Denílson foi emprestado ao Flamengo.

Retornou ao Betis, em 2001.

Atuou na Copa do Mundo de 2002.

Em 2003, em uma entrevista concedida a Wanderley Nogueira, Denílson deu conselhos às estrelas brasileiras em ascensão na época, como Gil, Robinho e Kaká. Em um tom de lamento, sugeriu que eles evitassem pensar somente no dinheiro, e tentassem aproveitar ao máximo a oportunidade de poderem jogar nos melhores centros do futebol da Europa.

Denílson participou do título da Copa do Rei de 2005 pelo Betis. Em seguida foi negociado com o Bordeaux, clube da primeira divisão na França, por valor não divulgado e acabou sem renovar na temporada seguinte.

Surgiram, então, rumores de que o jogador brasileiro pudesse ir jogar no Middlesbrough, ou no Portsmouth, ambos da Inglaterra. Entretanto, contrariando todas as especulações sobre seu futuro, em julho de 2006, Denílson acabou acertando sua transferência para o Al Nassr, da Arábia Saudita.

Terminado seu contrato com o Al Nassr, em maio de 2007, tudo levava a crer que Denílson retornaria ao futebol brasileiro, mais especificamente para o Palmeiras, aonde chegou, de fato, a treinar por alguns dias. Contudo, uma vez mais, surpreendeu a todos, quando assinou com a equipe, estadunidense, do Dallas

A jogada de marketing, de ir jogar nos EUA, a exemplo do que fizera David Beckham, estrela do futebol inglês, não deu certo para Denílson. Pelo Dallas, disputou somente 8 partidas, tendo marcado um único gol de penalti.

Rescindindo seu contrato com o Dallas, voltou a treinar no Palmeiras, apenas para manter a forma física, segundo se dizia na época. Contudo, as negociações com o clube acabaram avançando, de modo que, em fevereiro de 2008, Denílson passou a ser jogador do Palmeiras, até o final da presente temporada.

Após o término do Campeonato Brasileiro, Denílson foi dispensado pelo Palmeiras e não escondeu a decepção da maneira que foi tratado pela diretoria do clube alviverde.

Em 2009, Denílson chegou a fazer um teste para o Bolton, da primeira divisão inglesa, mas acabou indo para o Itumbiara Esporte Clube, de Itumbiara (GO), tendo tudo acertado com o Tricolor da Fronteira no dia 31 de janeiro com a ajuda do jogador de futsal Falcão, que também atua como empresário, para se juntar a outras estrelas veteranas como Túlio Maravilha e o goleiro Sérgio (ex Palmeiras) no clube campeão goiano de 2008.

Ainda em 2009, Denílson partiu para uma participação relâmpago no Xi Măng Hải Phòng FC do Vietnã, onde jogou apenas o primeiro tempo de um jogo e retornou ao Brasil.

Vida pessoal

• Namora atualmente a atriz Luciele di Camargo.
• Atravessou uma passarela a 45 metros de altura no programa de TV Geraldo Brasil, exibido pela Rede Record, ganhando como prêmio 15 mil reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário